Insights #44 – edição outubro 2017

Trabalhabilidade ou Empregabilidade

Aí está o novo gimmick: trabalhabilidade
Este palavrão traduz em linhas gerais o que um guru americano predisse há meses:  “We’ll be all free lancers in a couple of decades!»
Para além do efeito preocupante isto significa que se queremos ver os nossos filhos felizes neste contexto decapante teremos de rever os nossos manuais de educação e os programas escolares urgentemente!
A empregabilidade morreu, viva a trabalhabilidade!

Desejamos um bom trabalho a todos os nossos Clientes!

Yves Turquin, MD

Emoções que importa cultivar no trabalho

O que se pode fazer?
1. Saborear as alegrias da vida, tomar um bom café, um elogio que nos fizeram em casa ou no trabalho, o pôr-do-sol, as diferentes flores à nossa volta…
2. Cultivar o otimismo, focar-se na SOLUÇÃO e não no problema. A preocupação é a causa da mente estar pré-ocupada com coisas que, na maioria das vezes, raramente acontecem. Uma atitude positiva permite-nos lidar com circunstâncias de vida difíceis.
3. Cultivar a comunicação assertiva e interessada. Examinar os factos: são verdadeiros? São importantes para aquilo que quer transmitir? Evitar a ruminação, não alimentar pensamentos, raciocínios que existem apenas na imaginação. Os pensamentos negativos constantes são prejudiciais à saúde.
4. Fixar objetivos e comprometer-se, objetivos que façam sentido para cada um. Escrever cada objetivo de forma específica, baseado em algo positivo, que seja realista e determine um tempo para alcançá-lo. Como defendeu Viktor E. Frankl «A procura de sentido é chave para a saúde mental e desenvolvimento humano»
5. Fortalecer a resiliência, conseguindo maior resistência para os efeitos nocivos da doença. Desmontar os pensamentos enviesados, questionando quais os factos reais presentes nesses pensamentos.
6. Alimentar os relacionamentos positivos: quando nos ligamos positivamente aos outros sentimo-nos melhor. Qualquer altura da vida é boa para fazer novas amizades e/ou fazer reconciliações.
7. Praticar atos de empatia e generosidade: como disse Aristóteles «as boas ações dirigem a condição humana ao exercício da sua plenitude ou da realização».
8. Estar grato pelos seus sucessos, contribui para aumentar o bem-estar subjetivo diário.

Testemunhos de candidatos

A equipa da Transitar está inteiramente focada no sucesso dos seus candidatos, tanto de outplacement como de career coaching. Trabalhando individualmente com cada um com empenho, disponibilidade e capacidade técnica e profissional, orienta-os na busca da melhor solução para a sua situação profissional, sendo frequentemente recompensados com desfechos de sucesso! Ficam aqui testemunhos de 4 candidatos que ao longo deste ano desenvolveram programas na Transitar.

Rui Travanca | Programa de outplacement

O papel da Transitar na transição da minha carreira profissional foi de extrema importância: proporcionou-me contatos com profissionais e metodologias de HR que com os seus ensinamentos, experiências e aconselhamento me permitiram encarar e organizar, melhor preparado, a minha futura carreira.
Fizeram toda a diferença as sessões aí ministradas porque o aconselhamento é uma constante, em ligação direta com a realidade encontrada no mercado de trabalho; assim como foi constante a partilha de experiências com pessoas de diferentes setores empresariais e em situação similar à minha.
É seguramente mais fácil encarar os novos desafios com o suporte humano e profissional que a Transitar proporciona, sem dúvida!
No meu caso em particular gostaria de agradecer a todos os formadores que comigo comungaram o seu tempo e saberes, e em particular à Drª Carmo Santos.
Muito Obrigado,

Guiomar Macedo | Career coaching

No dia 30 de Março iniciei o programa da Transitar. Não tendo muita disponibilidade, devido à minha atividade profissional, fiz apenas o programa de career coaching com a Dra. Rosa Lima.
Os meus objetivos foram alcançados, na medida em que procurava ferramentas de que sentia falta para rever a minha situação profissional – e obtive-as!
Devo ainda dizer que as minhas expetativas foram superadas, por a consultora me ter proporcionado um acompanhamento personalizado e dentro do meu contexto concreto, o que permitiu tirar o maior proveito do programa.
Com os meus melhores agradecimentos,

Fernando Pinhal | Outplacement, criação de negócio próprio

Eu começaria por classificar a minha experiência de Outplacement na Transitar como simplesmente excelente.
Mudanças e Transições de Carreira são impostas algumas vezes pelo empregador, outras poucas por nós mesmos e outras vezes por necessidade de ambos. Durante a nossa vida, inúmeros fatores geram as mudanças de estrutura, de papel, de empresa ou de função, por exemplo e, consequentemente, as Transições.
Hoje em dia o mito da segurança e estabilidade no emprego acabou e a demissão pode ser uma experiência dolorosa, assustadora ou mesmo devastadora. Os seus efeitos são traumáticos, mesmo que tido origem numa redução de custos, associação, venda da empresa ou falta de adaptação do colaborador, dando origem a um turbilhão de emoções, dúvidas e incertezas…
É aí que a Transitar tem o seu papel fundamental… o de nos orientar para o caminho certo.
No meu caso, a simpatia e profissionalismo do Consultor António Vieira, toda a sua experiência, competência e segurança nas suas palavras, transmitiram-me uma enorme confiança para prosseguir em frente… Os métodos e ferramentas utilizadas ajudaram-me a conhecer-me, a reconhecer o meu valor, as minhas competências, e a transmitir-me uma energia positiva para enfrentar os obstáculos futuros.
Já há muito que trazia comigo um sonho de constituir algo próprio, mas estava sempre à espera do momento certo…
Foi então que com o apoio da Transitar, durante cerca de 4 meses, pude avaliar as minhas condições pessoais, avaliar as condições do mercado, planear e lançar o negócio.
Só tenho a agradecer todo o apoio, a partilha de conhecimentos e orientação…
Um Bem Haja!

Celeste Vilela | Outplacement, criação de negócio próprio

Para a minha experiência de abrir um negócio de alojamento local, a ajuda que tive com a Transitar na pessoa do Dr. António Vieira foi fulcral.
Sendo uma área inteiramente desconhecida para mim, fui por ele alertada para uma série de pontos essenciais na criação do plano de  negócio.
A sua disponibilidade e know-how acerca do mundo empresarial deram-me uma perspetiva que jamais conseguiria alcançar sozinha.
Foi uma das mais acertadas decisões que tomei, aderir a um programa de Outplacement,  pois finalmente criei o meu próprio negócio e o saldo é francamente positivo, não só pela rentabilidade como pela realização pessoal e profissional.
Muito Obrigada à Transitar e em particular ao Dr. António Vieira.