Mural do Digital
Um workshop para compreender, em equipa e de uma forma lúdica, os desafios ambientais da tecnologia digital.
Sabia que a tecnologia digital emite tanto gás com efeito de estufa* como a frota mundial de camiões?
* 3 a 4% das emissões de GEE, fonte: ARCEP
Sabia que um computador de 2 kg necessita de 800 kg de matérias-primas na sua produção?
Fonte: ADEME (p.6)
Parte 1:
Compreensão
Em equipas de 4 a 8 participantes à volta de uma mesa, eles identificam e desenham as ligações entre as cartas do jogo para construir um verdadeiro "Mural".
Parte 2:
Criatividade
Os participantes ilustram os seus pontos-chave e mensagens, e depois escolhem um título, a forma de tomar posse do conteúdo e criar um espírito de equipa.
Parte 3:
Restituição
Cada equipa comenta o seu mural: o seu título, as suas mensagens-chave, a sua decoração, e depois o facilitador dá um relatório oral sobre o mural.
Parte 4:
Ação!
Os participantes leem as Cartas de Ação e discutem quais as ações que são mais relevantes para eles.
Como participar num workshop
do Mural do Digital?
A associação organiza workshops de cidadãos para indivíduos. Se tiver a possibilidade, recomendamos-lhe que participe presencialmente em vez de virtualmente :)
A associação também organiza workshops em estabelecimentos de ensino superior e secundário, para estudantes, alunos e professores.
Dentro da sua empresa ou organização pública, pode organizar um workshop interno sob certas condições, sendo possíveis várias modalidades. Visite a nossa página dedicada a empresas para saber mais:
Mais de 20.000 pessoas já participaram!
"O Mural do Digital é uma excelente ferramenta de sensibilização, tornando possível clarificar os impactos das nossas utilizações digitais no nosso ambiente, ao mesmo tempo que se definem soluções de ação a nível individual e coletivo".
Daphné G.
"Estava muito interessado em todo o mural. Excelente forma de aprender e compreender as ligações entre os nossos usos e as consequências".
Jean-François B.
"Para mim, a principal contribuição do Mural foi pensar globalmente e pôr no papel as principais ligações entre as ações "digitais" e as suas externalidades. Da minha experiência pessoal, estas ligações ainda são muito pouco percebidas pelos utilizadores".
Vincent M.